A Sobloco planeja e constrói pensando nas gerações futuras. Em seus empreendimentos, a empresa investe na educação cívica e ambiental de milhares de crianças e jovens, com o objetivo de formar uma geração futura mais consciente, ética e responsável.
Há mais de 30 anos a empresa mantém programas de educação ambiental junto à comunidade de Bertioga. Uma de suas iniciativas é o Programa Clorofila de Educação Ambiental, que desenvolve e implanta projetos paisagísticos nas várias escolas do município. Outro destaque é a Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos, voltada para a promoção social e melhoria da qualidade de vida da população de Bertioga.
De acordo com o gerente da entidade, Denis Hurtag, a fundação consolidou-se como importante formadora de capacitação profissional. “Oferecemos cursos que ajudam a cidade e as pessoas. Por isso, a procura é grande, principalmente na área de zeladoria, por conta da Riviera de São Lourenço”, comenta.
De acordo com o gerente da entidade, Denis Hurtag, a fundação consolidou-se como importante formadora de capacitação profissional. “Oferecemos cursos que ajudam a cidade e as pessoas. Por isso, a procura é grande, principalmente na área de zeladoria, por conta da Riviera de São Lourenço”, comenta.
Marco Alencar Sulzbach está há dois anos na cidade e já se orgulha de participar das atividades oferecidas no bairro da Riviera. Ele, que antes era caseiro e trabalhava com jardinagem, agora se orgulha de ter o próprio negócio na área de manutenção de piscinas.
Além disso, a fundação atende mais de 300 crianças e vem atuando em outro polo, além da Riviera de São Lourenço: o bairro Vista Linda. Lá, são atendidos 240 jovens e adultos, que participam dos cursos profissionalizantes. Ao longo desses quase 26 anos, cerca de 22 mil pessoas, dentre jovens e adultos, puderam participar das atividades oferecidas pela entidade.
Desde 2016, a campanha vem promovendo a conscientização e disseminando conhecimento sobre o tema.
Por meio de palestras, reuniões, atividades em grupo e materiais de divulgação, são transmitidas e compartilhadas informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para se evitar o desenvolvimento da doença e ampliar as possibilidades de cura.
Nesse sentido, as mulheres são orientadas e incentivadas a fazerem exames periódicos. Também há ações destinadas a contribuir para a autoestima e de apoio às pacientes que se encontram em tratamento. Com significativo alcance em termos sociais e de saúde pública, as ações extrapolaram os limites da Riviera de São Lourenço, abrangendo 10 bairros de Bertioga.
Após o sucesso das ações do Outubro Rosa, a Sobloco Construtora adotou na Riviera de São Lourenço, bairro planejado, a cor azul em demonstração de apoio à campanha nacional de conscientização conhecida por Novembro Azul.
A campanha foi criada com o objetivo de gerar um alerta para a saúde do homem. Todas as atividades visam conscientizar e incentivar os colaboradores do bairro quanto à prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens.
Além de iluminar os principais pontos do bairro, a Sobloco promoveu alguns eventos direcionados para tratar o tema da saúde do homem, com diversos participantes que assistiram às palestras de conscientização sobre iniciativas para prevenção e tratamento da doença.
O Serviço Social da Construção (SECONCI) foi parceiro em todas as palestras, cedendo profissionais e realizando exames. Além de contribuir com as atividades, o SECONCI também colaborou com a unidade de atendimento que tem disponível na Riviera de São Lourenço.
Os colaboradores que atuam no canteiro de obras também receberam uma atenção especial e participaram de uma palestra. É caso de Manoel José de Santana, contramestre de obras, segundo quem as pessoas envolvidas nestas atividades só têm a ganhar. “Fiquei muito feliz em participar. Foi um incentivo para cuidar da minha saúde”, garante.
Além de assistirem palestras, os funcionários com mais de 40 anos também fizeram exames médicos.