Dados do projeto


  • Status: Em andamento
  • Tamanho: 494 mil m²
  • Empregos Gerados: 1000
  • Unidades Habitacionais: 600

Guarujá Central Park – planejamento de longo prazo garante melhor uso e ocupação do solo

O Plano Urbanístico do Guarujá Central Park foi concebido numa área de 494 mil m², com frente para o mar. O empreendimento foi objeto de extensos estudos, com o objetivo de gerar uma ocupação de uso misto (residencial, comercial e de serviços), onde seus moradores e usuários pudessem desfrutar das tarefas e necessidades do dia a dia, sem grandes deslocamentos. Além disso, como um patrimônio para o município, 115 mil m² de área junto à serra foram destinados à preservação permanente.

...

Foto aérea em 2003, mostrando a área na praia da enseada e a projeção do plano de ocupação

...

Vista geral da área destinada ao Guarujá Central Park em 2009

...

Foto aérea em 2019: sistema viário e paisagismo são destaques

O projeto

Concebido numa área de 494 mil m², com frente para o mar, o Guarujá Central Park foi arquitetado sob o conceito do maior adensamento e de um mix de uso residencial, comercial e de serviço, com o objetivo de gerar conforto, equilíbrio ecológico, segurança e maior qualidade de vida.

O empreendimento, adotou, para efeitos de uso e ocupação do solo, as diretrizes municipais, com zonas de baixa e média ocupação, e conta ainda com um corredor comercial localizado na Avenida D. Pedro I.

No que diz respeito ao paisagismo, o empreendimento é uma atração à parte, contando com plantas que florescem durante todas as estações do ano e espécies perfumadas.

Uma grande praça de entrada, de frente para a Avenida D. Pedro I, dá boas-vindas aos visitantes e moradores. Sua imponência realçada por palmeiras que contornam um belo jardim e que, durante a noite, recebe uma iluminação especial para reforçar a beleza do conjunto.

Pensando em maior segurança, as ruas internas foram cuidadosamente planejadas como bolsões residenciais. Para garantir a proximidade da praia para os pedestres, os edifícios e residências terão saídas privativas para as vias da cidade. As ruas e alamedas preveem calçadas padrão em todo o empreendimento.

...

Plano Urbanístico– vista aérea com concepção artística da implantação.

...
“No projeto paisagístico do Guarujá Central Park buscamos tirar da vegetação elementos que remetam à paz e tranquilidade encontradas na praia. Essa harmonização do homem com a natureza é muito importante”
Arquiteto Benedito Abbud
Responsável pelo paisagismo
...

Foto aérea em 2021 mostrando o sistema viário e paisagismo do portal de entrada

...

Portal de entrada do empreendimento

...

Faculdade de Medicina Unoeste, no Guarujá Central Park, bairro planejado e urbanizado

O empreendimento conta com uma completa infraestrutura: redes de água e esgoto interligadas ao sistema da cidade, guias e sarjetas e pavimentação em todas as ruas, rede de energia elétrica e iluminação pública e um paisagismo exuberante.

No trecho em frente ao mar, o Guarujá Central Park reservou terrenos para condomínios residenciais. Duas áreas verdes com 12.700 m² que com um primoroso paisagismo emoldura os terrenos e confere privacidade aos moradores.

A 200 metros da praia, lotes para incorporações variam de 1385 a 2700 m² em ruas “cul de sac”. Amplos recuos excelente insolação e ventilação aos apartamentos. Do outro lado da Av. D. Pedro, estão reservados lotes para incorporações que variam de 1080 a 1200 m² e terrenos para residências.

Além disso, como um patrimônio para o município, 115 mil m² de área junto à serra foram destinados à preservação permanente.

O empreendimento conta com áreas comerciais e de serviços, que receberam um hipermercado do Carrefour, uma escola de Medicina da Unoeste e um Centro Comercial com diversas lojas, como Burguer King, farmácia, academia e outras.

A implantação do Guarujá Central Park foi dividida em duas etapas sendo a primeira em obras de infraestrutura que vai da orla até a Av. D. Pedro I. Um total de 2.315 metros de guias e sarjetas e 10.450 m² de ruas e avenidas foram pavimentados. A rede de distribuição de água tratada foi executada em todo o empreendimento, totalizando 2.017 metros de rede com diâmetros que variam de 50 a 250 mm. A rede coletora de esgoto com 1.186 metros e respectivos ramais de ligação para 33 unidades plurifamiliares e 6 unidades unifamiliares. Foram implantadas também as redes primárias e secundárias para suprimento de energia elétrica e iluminação pública, totalizando 36 postes e luminárias e 3.764 metros de cabos elétricos.

Com projeto paisagístico assinado pelo arquiteto Benedito Abbud, foram plantadas palmeiras imperiais e mais de centenas de espécies de arbóreas (agave americana, pata de vaca, primavera, sibipiruna, jacarandá, aroeira, ipê amarelo, quaresmeira, entre outras).

Uma associação dos Amigos exclusiva cuida dos interesses da comunidade

Dentre as principais atividades da Associação dos Amigos, complementares às da Municipalidade, incluem-se:

Aprovação dos projetos de construção;
Fiscalização das obras e normas de uso e ocupação do solo;
Manutenção das ruas, praças e jardins;
Auxílio no zelo e segurança patrimonial dos moradores.


Conteúdo Relacionado

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba Mais