A Sobloco transformou o terreno de 300 mil m² da antiga Cerâmica São Caetano em uma moderna área urbana, planejada para abrigar construções residenciais, empresariais e de entretenimento. Baseados em inúmeras e exaustivas pesquisas de mercado e contando com contribuições de escritórios do nível da RTKL e Beame Architectural, dos EUA, a equipe de arquitetos e urbanistas da Sobloco definiu o macro traçado e os detalhes das inovações técnicas, voltados para o state-of-the-art do planejamento urbano. O empreendimento foi arquitetado para o “work, live and play”, ou seja, viver, trabalhar e se divertir no mesmo local, dispensando o uso do carro. O projeto foi pensado para o pedestre e uma grande área foi destinada para um shopping center. A ocupação se baseou no conceito do uso misto, ou seja, ocupações residenciais (verticais e horizontais), comerciais e de lazer. Itens como acessibilidade, TI (tecnologia da Informação), trânsito foram extensamente estudados para se tornarem referência no desenvolvimento desse novo espaço urbano. A área conta ainda com dois parques públicos, um de 9 mil m2 e outro de 14 mil m2 e um extenso paisagismo.
Plano Urbanístico – vista aérea com concepção artística da implantação.
Vista aérea do Espaço Cerâmica em setembro 2007. Na foto, é possível ver as Avenidas Guido Aliberti e Nelson Braido já duplicadas e prontas
Totens e paisagismo abrangem as duas entradas suntuosas do Espaço Cerâmica
Para receber o novo bairro e atender o fluxo de pessoas projetado para o Espaço Cerâmica, uma série de obras de infraestrutura no entorno do terreno foi necessária. Melhoria do sistema viário e trabalhos contra enchente estão entre as principais ações realizadas pela Prefeitura Municipal, Eletropaulo, Departamento de Águas e Esgotos do Estado (DAEE) e Sobloco, em uma verdadeira e espontânea iniciativa de parceria público-privada. Ao atrair grande público é preciso pensar na mobilidade dessas pessoas. Por isso a avenida Fernando Simonsen foi prolongada, a rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira e a avenida Guido Aliberti foram duplicadas e foi construída uma ligação entre a Guido Aliberti e a avenida do Estado. A Prefeitura também fechou convênio com São Paulo para fazer outra ligação, esta com a via Anchieta.
Ações antienchente também foram feitas: foi construída uma grande galeria e também feito o piscinão que comporta 235 mil m³ de água, em convênio com o Governo do Estado. O desenvolvimento dessa área favorecerá a cidade inteira. A previsão da Sobloco é que, quando toda a área estiver ocupada e em pleno funcionamento, o espaço será movimentado por cerca de 30 mil pessoas dos quais 7 mil habitantes. O projeto do Espaço Cerâmica prevê uma ocupação 30% residencial e 70% comercial e de serviços.
O prefeito José Auricchio (2008) destaca a união do poder público com a iniciativa privada. “O Espaço Cerâmica será o principal marco de São Caetano na área de desenvolvimento econômico. Estamos colocando em prática, efetivamente, o modelo de parceria público-privada”.
Um projeto idealizado para formar um moderno polo empresarial com torres de escritórios e empresas de tecnologia
Cor e arborização: projeto paisagístico do Espaço Cerâmica foi assinado por Neusa Nakata
Dois parques públicos com mais de 23 mil m²
Segurança para o pedestre e estímulo ao menor uso do automóvel. Ampla malha de calçadas confortável para caminhadas e passeios
Arborizar e dar colorido, eis a base utilizada por Neusa Nakata para desenvolver o projeto paisagístico para o Espaço Cerâmica.
O paisagismo abrange as duas entradas suntuosas, as vias de circulação interna, as alamedas externas e internas dos Residenciais Horizontal e Vertical, e se estende para dois parques públicos que somam 24 mil m².
“Para os dois acessos o projeto paisagístico definiu vegetação nas rotatórias, com soluções que não interferem com a visibilidade dos motoristas, e uma fileira de palmeiras imperiais no canteiro central das vias. O projeto paisagístico prevê ainda várias outras espécies arbóreas com cerca de três metros de altura para plantio ao longo de todas as alamedas, compondo com arbustos e árvores frutíferas.
O paisagismo do Espaço Cerâmica foi projetado para dar floração o ano todo. Algumas espécies florescem no verão, outras no inverno, proporcionando um visual agradável em todas as épocas. O projeto contém forrações, arbustos, espécies frutíferas, exóticas e nobres. São agapantos, lírios, gardênias, orquídeas bambu, tamareiras, jacarandás, ipês de várias cores que, ao longo das estações, pontilharão o Espaço Cerâmica com matizes ora champagne, ora laranja, vermelho, azul, púrpura e muitas outras.
Os dois parques públicos, com 9 mil e 14 mil m² respectivamente, contemplam praça de eventos, playgrounds, pergolados e equipamentos de ginástica.
Com um perfil urbano totalmente plano e uma ampla malha de calçadas confortáveis, o Espaço Cerâmica convida a caminhadas. Convivência harmônica entre pedestres e motoristas. Ao invés de semáforos, rotatórias ocupam as intersecções, induzindo à redução natural da velocidade e, por consequência, ampliando consideravelmente os níveis de segurança. Estas e outras soluções voltadas ao bem-estar para o cotidiano urbano foram aplicadas ao projeto do sistema viário do Espaço Cerâmica.
Com um perfil urbano totalmente plano e uma ampla malha de calçadas confortáveis, o Espaço Cerâmica convida a caminhadas. Convivência harmônica entre pedestres e motoristas. Ao invés de semáforos, rotatórias ocupam as intersecções, induzindo à redução natural da velocidade e, por consequência, ampliando consideravelmente os níveis de segurança. Estas e outras soluções voltadas ao bem-estar para o cotidiano urbano foram aplicadas ao projeto do sistema viário do Espaço Cerâmica.
Os parques públicos receberam irrigação automatizada. Sensores avisam sobre a eventual necessidade de irrigação utilizando somente a quantidade necessária de água. O sistema é operado pela Associação dos Amigos.
No espaço Cerâmica, as redes de energia elétrica e telecomunicações foram enterradas, proporcionado um visual mais limpo e agradável.
A Comgás executou a rede de gás dentro do Espaço Cerâmica. Foi prevista, uma rede de média pressão, que garante maior fornecimento do produto. Com isso, os grandes empreendimentos – shopping e edifícios – podem utilizar o gás para cogeração de energia e para a utilização no sistema de ar condicionado.
A antiga Cerâmica São Caetano, anteriormente instalada na área do empreendimento, faz parte da história da cidade e seus ícones devem ser preservados. Pensando nisso, a Sobloco manteve no projeto do Espaço Cerâmica, um forno da antiga indústria que foi restaurado e transformado em ponto turístico e de eventos. Um painel de azulejos de grande valor histórico, também foi cuidadosamente removido das antigas instalações, por uma equipe altamente especializada. Esse painel, foi remontado, em local especialmente escolhido.
Valorização do patrimônio histórico. Forno da antiga Cerâmica São Caetano foi restaurado e transformado em um centro cultural
Todas as redes de energia elétrica e telecomunicações do Espaço Cerâmica são subterrâneas: visual mais limpo e agradável
Rotatórias ocupam as intersecções, induzindo à redução natural da velocidade e ampliando os níveis de segurança