Programa Clorofila celebra 30 anos de atividades
10/06/2022
Em sua trajetória, criou ampla rede para formação e integração com professores, educadores ambientais e diretores, destinada à conscientização ecológica e desenvolvimento de uma cultura de preservação da natureza nas crianças e jovens.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em 25 escolas de Bertioga, oferecendo um amplo leque de atividades que inclui a implantação e o manejo de hortas nas escolas, paisagismo nos espaços das instituições, oficinas de culinária sustentável, cursos para jovens, formação de comissões de alunos para implantação de projetos, além do Prêmio Atitude Ambiental oferecido a cada ano.
“A missão do Clorofila é permitir que as crianças vivenciem a experiência de mudar o seu ambiente por meio de suas próprias mãos. Mostrar quão grande pode ser a sua contribuição e levá-las a compreender o seu papel no cuidado com o ambiente mais próximo de si. Essa é a semente que o programa vem deixando ao longo desses 30 anos no coração de cada cidadão de Bertioga que viveu essa experiência conosco”, afirma Cristina Peres, coordenadora do programa e educadora ambiental da Sobloco.
Diretamente responsáveis pela condução das atividades, os professores e educadores aparecem como os aliados mais importantes do programa. São eles que assumem o papel de atuar como agentes disseminadores dos conceitos de sustentabilidade para ampliar o conhecimento ecológico dentro dos muros das escolas e para além deles.
Por essa razão, esses profissionais recebem atenção especial do Programa Clorofila na realização de cursos, encontros e oficinas, especialmente, dirigidas a eles.
Para comemorar os 30 anos do Programa Clorofila, a Sobloco está oferecendo o Prêmio Clorofila 30 anos, voltado especificamente para os educadores que mais se destacaram nessa trajetória. Os três vencedores serão presenteados com vouchers turismo.
Os números do Programa são robustos: em 30 anos de atividades, o Programa já realizou 30 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de mais de 487 projetos; 78 feiras escolares de Meio Ambiente; a formação de 77 Comissões de Meio Ambiente formadas por alunos do ensino médio para a implantação de projetos dentro da escola, com 730 jovens envolvidos diretamente; a realização de 37 cursos de formação de professores com 1.713 profissionais; 74 cursos de formação para alunos envolvendo 2.049 estudantes; 38 cursos para pais de alunos e comunidade atendendo 1.621 participantes; o plantio e manutenção de 25 hortas nas dependências das escolas; 15 eventos para gestores da educação, reunindo 512 participantes; 13 caravanas da primavera, que envolveram 862 pessoas; 34 paradas ecológicas envolvendo mais de 12 mil participantes; participação ativa como membro do Coletivo Educador de Bertioga, desde sua criação em 2015; 2 ecogincanas com a participação de 27 classes escolares e 434 alunos; além de uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos, produção e distribuição de rico material pedagógico, participação em diversos eventos externos ligados a educação ambiental e projetos de fomento do empreendedorismo juvenil.
Sua importância e abrangência levaram a prefeitura de Bertioga, em 2009, a formalizar uma parceria entre o Programa e a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural que se mantém até hoje e é fundamental para o município na obtenção e renovação do Selo Verde Azul, conferido pelo Governo do Estado de São Paulo.