Um novo visual para a avenida Santo Amaro
21/11/2022
O projeto de requalificação da avenida Santo Amaro se encaixa na Operação Urbana Faria Lima e será executado com recursos dos Cepacs-Certificados de Potencial de Construção que as empresas pagam à Prefeitura para aumentar a área construída dos empreendimentos dentro de determinado perímetro.
Segundo Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras e presidente da SP Obras, a requalificação abrange um total de 2,5 quilômetros, desde a av. Juscelino Kubitschek até a av. dos Bandeirantes, sendo que o trecho inicial, da JK até a rua Afonso Braz, deverá estar pronto em 18 meses. “O contrato original é de 2015, com valores aproximados de R$ 63 milhões e mais R$ 60 milhões para o enterramento dos fios, além de outros R$ 150 milhões para desapropriações. O objetivo principal é a melhoria das condições de transporte do corredor Santo Amaro, visando melhorar o fluxo dos ônibus, agilizar o percurso e proporcionar bem-estar à população.”
Mais segurança e agilidade
O projeto inclui a implantação de faixas de ultrapassagem para os ônibus nos trechos de parada, alargamento das calçadas, com acessibilidade em ambos os lados da avenida, pavimento de concreto para o corredor de ônibus, requalificação dos pontos, melhora na drenagem, um novo mobiliário urbano envolvendo também os abrigos, além de novo paisagismo, nova sinalização, iluminação moderna com lâmpadas de LED e melhora na comunicação visual, sem contar a mudança da paisagem urbana, com o enterramento dos fios que tanto enfeiam a avenida.
O secretário afirma que, por se tratar de uma via relativamente estreita, não há espaço para a implantação de ciclovia, mas ela vai ser interligada ao sistema da região, com alguns pontos de ligação com as ciclovias que correm nas ruas paralelas.
Quanto à segunda parte da revitalização da avenida, que vai da rua Afonso Braz até a av. dos Bandeirantes, ele afirma que estão tentando viabilizar economicamente o contrato, que tem valores de 2015. “As empresas estão finalizando o projeto dessa segunda parte e os valores estão sendo atualizados. Estamos estudando a possibilidade de colocar as obras do trecho 2 dentro desse contrato e eventualmente, se não for possível, teremos de fazer uma licitação complementar, mas ainda não há previsão para o início dessas obras.”
O secretário lembra que, ainda dentro da operação urbana Faria Lima, há a previsão da implantação de uma ciclo-passarela na av. Bernardo Goldfarb e um projeto de revitalização da av. Juscelino Kubitschek, além do projeto de alteração do perímetro da operação urbana para que atinja também a favela de Paraisópolis e se possam utilizar os recursos para melhorar a condição de vida da população mais carente, o que tem de ser aprovado pela Câmara dos Vereadores.
Planos da Secretaria
Pensando em melhorar a mobilidade, a Secretaria de Infraestrutura Urbana vai lançar a licitação do BRT Aricanduva, do BRT Radial Leste. “O grande plano de metas são as obras de drenagem, piscinões, canalização de córregos e de rios e recuperação de pontes e de viadutos. Há também ações com a participação da iniciativa privada como concessão de abrigos, de relógios, e estamos pensando também em sanitários públicos, além das PPPs de cinco novos CEUs em regiões periféricas da cidade.”
Ele cita ainda os projetos de recuperação de 300 obras, entre pontes, viadutos, túneis e passarelas até o final da gestão, remodelação e ampliação de escolas e a implantação de 14 novos reservatórios. “A cidade é grande, e temos muito o que fazer para melhorar as condições de vida da população.”