Desafios da economia digital e infraestrutura de transportes
02/06/2022
Você já ouviu falar em blockchain, criptomoedas, metaverso e tokenização imobiliária? O mundo digital nunca esteve tão forte e presente nas nossas vidas. Mas, e nós, temos acompanhado essa evolução? A cada momento, algo novo nos desafia a entender como será o futuro e quais decisões devemos tomar hoje para não ficar para trás amanhã.
Algum dia poderíamos ter imaginado que terrenos digitais estariam sendo vendidos por milhares de dólares? Pois é, isso está acontecendo no ambiente do metaverso. Uma realidade? Um modismo? Uma aposta? Só o futuro dirá.
Nesta edição do Sobloco Informa, o presidente do Conselho da Toke Invest, Luís Blecher, explica o que é a tokenização e sua aplicabilidade no mercado imobiliário. Já há alguns empreendimentos se utilizando desse sistema que, nas palavras do empresário, tem tudo para revolucionar o setor, pois facilita o acesso do pequeno investidor e a captação do empreendedor. Como todas as inovações digitais, o processo ainda está dando os primeiros passos e precisará provar-se altamente eficiente para se tornar uma nova e concreta alternativa.
No campo da realidade material, Edésio Lopes, coordenador de cursos de MBA de Infraestrutura e Transporte de Rodovias do IPOG (Instituto de Pós-Graduação e Graduação), nos dá a fotografia atual das estradas no Brasil. É animador saber que os investimentos privados, por meio das concessões, já superam os aportes de recursos públicos. Para um país cujo desenvolvimento e logística são dependentes do modal rodoviário, mantê-lo em bom estado proporciona retornos essenciais, tanto econômicos quanto ambientais.
O Sobloco Informa, em edições anteriores, já se posicionou contra a dependência total da economia brasileira de estradas para a movimentação de cargas. Outros modais, como ferroviário, fluvial ou marítimo, tornam-se essenciais em épocas como a atual, em que um barril de petróleo chegou a bater em 144 dólares. Como bem colocou o executivo do IPOG, um dos principais problemas do Brasil é a falta de infraestrutura de transporte de primeiro mundo. O planeta caminha para fontes limpas de energia, o que nos leva, obrigatoriamente, a pensar em matrizes mais sustentáveis.
A edição 217 do Sobloco Informa abordou o tema dos transportes. Só para rememorar nossa escassez de infraestrutura, o Brasil, com suas dimensões continentais, possui 30 mil quilômetros de ferrovias; os Estados Unidos, 293 mil; Argentina, 36 mil. Ou seja, está mais do que na hora de revermos conceitos estratégicos de infraestrutura para o nosso desenvolvimento.